User: Password:

LG Electronics divulga resultados do terceiro trimestre de 2007

November 2

LG Electronics divulga resultados do terceiro trimestre de 2007: empresa obteve aumento em vendas e no lucro operacional


Seul – A LG Electronics (LG), líder no segmento de eletrônicos de consumo e comunicação móvel, divulgou os resultados consolidados (não auditados) do terceiro trimestre de 2007, encerrado em 30 de setembro último. Os valores em won coreanos (KRW) foram convertidos para dólares americanos (USD) ao câmbio médio de cada trimestre (Q), o que corresponde a KRW 928 para 1USD (2007 3Q), KRW 929 para 1USD (2007 2Q, QoQ) e KRW 955 para 1USD (2006 3Q, YoY).

Vendas e Lucros Globais - A estabilidade das operações de todas as divisões de negócios resultou em um aumento nas vendas e no lucro operacional em relação ao mesmo período do ano anterior. Com base nos resultados globais da LGE, as vendas do terceiro trimestre de 2007 subiram 11,8%, totalizando KRW 9,911 trilhões (USD 10,680 bilhões). O lucro operacional foi de KRW 362 bilhões (USD 390 milhões), elevando a margem de lucro para 3,6%, o que significa um aumento de 1,3% em relação ao ano anterior.

A divisão Mobile Communications registrou vendas recordes de KRW 2,635 trilhões (USD 2,839 bilhões), 4% superiores às de 2006. A empresa vendeu 21,9 milhões de celulares, um número recorde em vendas graças ao crescimento de mercados emergentes como América Latina e Ásia/Oriente Médio. Não obstante, o aumento na venda de celulares de baixo custo, a queda no preço médio de venda dos modelos mais populares e as melhorias realizadas na estrutura de custo mantiveram a lucratividade em um patamar razoável. A margem de lucro operacional permaneceu no mesmo nível do ano anterior, ou seja, 8,4%. Para o próximo trimestre, as perspectivas para o número de unidades vendidas e para o lucro continuam excelentes, e espera-se um pico de vendas em razão da sazonalidade e do crescimento do mercado 3G.

As vendas da divisão Digital Display cresceram 18,7% no ano (acumulado 2007) e 16,3% no trimestre, totalizando KRW 3,170 trilhões (USD 3,416 bilhões). Foram alavancadas pelo crescimento nas vendas de TVs digitais LCD e plasma e painéis de plasma, que subiram 17% e 21% no trimestre, respectivamente. O prejuízo operacional caiu para KRW 29 bilhões (USD 31 milhões) no trimestre, devido, principalmente, à recuperação nas vendas de módulos de plasma (beneficiadas pela demanda sazonal), aos novos modelos de 32 polegadas e performance da divisão de negócios de TVs tela plana e monitores. A expectativa da divisão Digital Display para o quarto trimestre de 2007 é de crescer ainda mais nas vendas de TVs tela plana de tamanho acima de 40 polegadas, e de maior demanda e popularidade para os modelos com resolução full HD.

As vendas da divisão Digital Media aumentaram 9,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando KRW 1,336 bilhões (USD 1,440 milhões), em razão de um aumento nas vendas de computadores de mesa, na Coréia, e de notebooks, no restante do mundo. O lucro e a margem operacional foram de KRW 29 bilhões (USD 31 milhões) e 2,2%, respectivamente — uma recuperação em relação ao ano anterior. O aumento esperado para as vendas de produtos de informática e produtos premium resultará em lucros mais altos nos próximos meses, época de alta demanda.

As vendas da divisão Digital Appliance aumentaram 11,4% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando KRW 2,785 trilhões (USD 3,001 bilhões), mas caíram 22,7% em relação ao trimestre anterior, devido, principalmente, à baixa demanda sazonal. Houve aumento de vendas no mercado doméstico (coreano), graças à performance de produtos premium como os refrigeradores Side by Side, de três portas e os condicionadores de ar comerciais. As extraordinárias e estáveis vendas das lavadoras/secadoras de roupa, com sistema de limpeza por tombamento e vapor nos Estados Unidos, ajudaram na conquista de um crescimento geral de 14% (17% em dólares americanos) no mercado exterior. Apesar da valorização do won e do aumento no custo de materiais, a inovação na área de custos e a expansão na venda de produtos premium em mercados desenvolvidos, como os Estados Unidos, tornaram viável tal crescimento. Para o próximo trimestre, antecipa-se uma possível desaceleração em alguns segmentos do mercado americano — como o sub-prime, por exemplo —, devido à conjuntura econômica do país, mas a companhia espera manter sua forte posição nos demais segmentos desse mercado.

Demonstrativo Financeiro e Itens Não Operacionais da Matriz - As vendas e o lucro operacional da matriz da LG Electronics totalizam KRW 5,690 trilhões (USD 6,131 bilhões) e KRW 92 bilhões (USD 99 milhões), respectivamente. O lucro recorrente e o lucro líquido aumentaram em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro recorrente subiu 1169% e chegou a KRW 387 bilhões (USD 417 milhões). No caso do lucro líquido houve aumento de 1394%, chegando a KRW 339 bilhões (USD 365 milhões).

Perfil da LG Electronics, Inc.- LG Electronics, Inc., (KSE: 06657.KS) é líder global e empresa que desenvolve tecnologia inovadora para eletrônicos de consumo, eletrodomésticos e produtos para comunicação móvel. Possui mais de 82 mil funcionários em mais de 110 operações, incluindo 81 subsidiárias, em todo o mundo. A LG Electronics é composta por quatro unidades (divisões) de negócios: Mobile Communications, Digital Appliance, Digital Display e Digital Media. Com venda global de USD 38,5 bilhões em 2006, a LG Electronics é a maior fabricante de celulares CDMA, condicionadores de ar, produtos para armazenamento ótico e DVD players. | www.lge.com

No Brasil - No Brasil desde 1995, a LG Electronics comercializa no País um extenso line up de produtos: TVs convencionais, TVs Flat (Tela Plana), TVs LCD, TVs de Projeção, Displays de Plasma, DVDs, Home Theaters, Mini Systems, Micro Systems, Rádios para carros, MP4 Players, Monitores CRT e LCD para PCs, Notebooks, Dispositivos Óticos, Celulares CDMA e GSM, Condicionadores de Ar, Adegas Residenciais, Forno 2 em 1 – Solardom, Refrigeradores e Lavadoras de Roupa.

A empresa fabrica localmente a maioria dos produtos que comercializa no País. Para isso, tem dois complexos industriais: em Manaus (AM), com três plantas, onde são fabricados equipamentos eletroeletrônicos e condicionadores de ar, e em Taubaté (SP), com mais três plantas, responsável pela fabricação de aparelhos celulares, monitores para computadores e notebooks. O escritório na capital de São Paulo engloba as áreas de vendas, marketing, financeiro, recursos humanos, produtos, pesquisa e desenvolvimento, e a presidência da empresa no Brasil. Ao todo, são mais de 5.400 funcionários em todo o País.

Em 2006, a subsidiária brasileira atingiu um faturamento de US$ 1,8 bilhão, um crescimento de 38,4% na receita em relação ao ano anterior (2005). A meta para este ano de 2007 é faturar no Brasil US$ 2,5 bilhões. Atualmente, a subsidiária brasileira é um dos principais focos de negócios da LG Electronics global.

A missão da LG é criar produtos com a mais alta tecnologia digital e serviços inovadores para tornar a vida dos consumidores mais prática e agradável. Para mais informações sobre a subsidiária brasileira da LG Electronics. Site: www.lge.com.br | www.lge.com.br


Fonte: Portal Fator Brasil, 31 de outubro de 2007.

Sponsors:

FAPESP