User: Password:

TV digital no iPhone será privilégio dos japoneses

November 11


Os japoneses podem comemorar. Segundo nformações do site de tecnologia Engadget, eles serão os primeiros, senão os únicos, a experimentarem TV digital no iPhone 3G. Um acessório externo, compatível apenas com o sistema japonês de TV digital, permite a façanha.

Este acessório, chamado de 1-Seg (que também é o nome da tecnologia de transmissão de TV digital para dispositivos móveis), da SoftBank, será lançado em dezembro e terá duas utilidades principais: retransmitir via Wi-Fi o sinal de TV digital padrão japonês para o iPhone 3G; e servir de bateria extra para que as horas de diversão sejam prolongadas.

A empresa promete que, assim que o aparelhinho (menor que o iPhone e com apenas 80g e anteninha) for comercializado, estará diponível na App Store o download do software para assistir TV.

Mesmo sendo um produto local, que somente será vendido no Japão, até porque foi criado para a tecnologia de transmissão de TV digital japonesa, o 1-Seg é promissor, pois é um acessório completamente novo e pode ser fonte de inspiração para uma nova série de gadgets para iPhone mundo afora. Mesmo a TV digital brasileira adotando tecnologia semelhante ao padrão usado no Japão, o aparelho não deverá ser compatível, por enquanto, com as nossas transmissões.

O que é 1-Seg?

O receptor da SoftBank é baseado no sistema de transmissão de TV digital ISDB-T, originário do Japão. O Sistema Brasileiro de TV Digital, ou SBTVD, é baseado no sistema japonês mas possui algumas diferenças que os torna incompatíveis, a exemplo do que ocorria entre os sistemas analógicos PAL europeu e PAL-M brasileiro.

O ISBD-T possui uma previsão para 50 canais de programação, lembrando que a TV analógica comum possui apenas 13 canais. Cada um desses 50 canais é dividido em 13 segmentos de transmissão de dados. A imagem a ser transmitida é codificada em formato digital e dividia entre doze desses treze segmentos. Os segmentos são transmitidos simultaneamente dentro do canal e garantem imagens de alta qualidade, tanto na definição-padrão da TV analógica como no padrão de alta definição.

O segmento restante é chamado de 1-Seg (lê-se "one-seg"), e é utilizado para transferir o mesmo vídeo, porém com baixa definição. A resolução do sinal 1-Seg é baixa, de apenas 320 colunas por 280 linhas. No caso da TV digital "normal" a resolução é de 480 linhas, e em alta definição, 1.080 linhas. A resolução do 1-Seg não serve para TVs grandes, mas é bastante satisfatória para as telinhas dos celulares e TVs de mão.

Fonte: Yahoo (31/10/2008)

Sponsors:

FAPESP