User: Password:

LatinDisplay é importante fórum regional para discussão de tecnologias de displays

October 13

O LatinDisplay 2009 realizar-se-á no TUCA (Teatro da Universidade Católica), à rua Monte Alegre, 1024, Perdizes, SP  iniciando às 8 horas. O LatinDisplay já se consagrou como o mais importante fórum para discussão das tecnologias de displays no país e na Região Ibero-Americana, destacado pelas oportunidades que oferece de aproximação das comunidades industrial, de serviços e de pesquisa, ao lado de representantes de governos, agências de fomento e empresas de capital de risco.
A importância do LatinDisplay pode ser avaliada pela expressiva participação observada nos eventos realizados anteriormente em Córdoba (Argentina), Campinas (Brasil), Lisboa (Portugal), Pucón (Chile), Mar del Plata (Argentina), Madrid (Espanha), Lima (Perú), Havana (Cuba), São Paulo (Brasil), Campinas (Brasil), Fortaleza (Brasil), Florianópolis (Brasil) e Campinas (Brasil).
O LatinDisplay constituiu-se, também, num novo fórum internacional para discussão das tecnologias de displays, conforme atesta o reconhecimento da renomada Sociedade Internacional de Displays - Society for Information Displays (SID) - ao conceder a seus organizadores dois Presidential Citation Awards, em 2007 e em 2008, entregues nas cerimônias de abertura de seus mais importantes eventos, as Display Weeks 2007 e 2008, em Long Beach e em Los Angeles (EUA). A SID congrega os grandes fabricantes mundiais de displays além de entidades de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
No LatinDisplay 2009, serão discutidas não somente as diversas tecnologias de displays, mas também as com elas relacionadas, a exemplo das telas de toque e tabletes (motivaram a adoção da votação eletrônica no Brasil a partir da demonstração de sua viabilidade em quatro seções eleitorais, em Campinas, em 1989), das janelas inteligentes, dos dispositivos ópticos e das células solares, entre outras.
Além da discussão dos resultados científicos e tecnológicos obtidos recentemente em displays delgados e em dispositivos relacionados, no país e no mundo, o evento tem como objetivo analisar aspectos econômico-estratégicos dessas tecnologias. De modo especial, na Rodada de Oportunidades, a se realizar no dia 16 de novembro, serão discutidas alternativas para a inserção competitiva do país em displays, e formas para aumentar a competitividade dos diversos setores que deles dependem, especialmente os de eletroeletrônica e de informática. Participarão empresas de diversas áreas, associações de empresas, instituições de pesquisa e ensino, agências de fomento e empresas de capital de risco, além de técnicos de diversos órgãos governamentais (BNDES, MCT, MDIC, ABDI e FINEP).
Os displays são estratégicos como importantes vetores de inovação (viabilizaram os sistemas portáteis, inclusive os laptops), estando presentes em todos os setores de atividades (telecomunicações, informática, eletrônica de consumo e profissional, propaganda e marketing, informação pública, entretenimento, automobilístico, aeronáutico, brinquedos, militar etc.). São, também, estratégicos por “definir” a qualidade aparente dos equipamentos e sistemas, ao constituírem sua “face” para os usuários. Constituem importante setor da economia mundial, com um mercado que já ultrapassa US$ 120 bilhões, com crescimento anual de mais de 20% (chegou a 60% no segmento de TVs com a substituição dos CRTs pelos LCDs e displays a plasma). Concentram alto percentual do custo dos equipamentos, percentual este que deve aumentar ainda mais com a integração dos circuitos eletrônicos de controle aos displays (o chamado advento dos chassis de vidro e, mais futuramente, dos chassis de plástico). Para os integradores de sistemas, este novo paradigma deve significar perda de autonomia no projeto de seus equipamentos e, conseqüentemente, perda de competitividade. Mais grave é que os displays já são responsáveis por uma grande parcela do déficit em nossa balança de pagamentos, parcela esta que só tende a crescer se não pudermos fabricá-los no país. Em resumo, o domínio das tecnologias de displays é imprescindível para a competitividade do parque industrial brasileiro e o LatinDisplay tem um papel fundamental na criação da base cientifica e tecnológica que deverá apoiar uma indústria local de displays.
O LatinDisplay 2009 está assumindo uma dimensão ainda maior neste momento em os displays ganharam destaque na Política de Desenvolvimento Produtivo proposta pelo governo gederal, inclusive com um programa específico (Programa 3) para fomentar seu desenvolvimento e fabricação no país. Por isso mesmo, a programação do evento propõe discussões específicas sobre as oportunidades criadas por este programa nacional.
A realização do LatinDisplay 2009 em São Paulo vem consolidar a posição de liderança do Estado de São Paulo no Hemisfério Sul, pioneiro que foi no desenvolvimento das tecnologias de displays e na instalação de uma linha para produção piloto de displays (LCDs e OLEDs) no Centro Tecnológico para Informática, em Campinas. Este Centro continua abrigando importantes projetos nas tecnologias de FEDs, OLEDs, PDLCs e PSCTs e em tecnologias relacionadas, tais como telas de toque e tabletes. Também sediada em Campinas, a Associação Brasileira de Informática (Abinfo), entidade privada para P&D compartilhado, vem realizando projetos nestas tecnologias, em parceria com empresas paulistas. Em Campinas, nasceram também, a Rede Brasileira de Displays, a Rede Ibero-Americana de Displays e sua janela internacional, o Capítulo Latino-Americano da SID. Várias empresas foram criadas por inspiração destas redes, algumas delas em nosso Estado. Assim, o Estado de São Paulo tem uma posição de liderança e já está contribuindo na proposição de estratégias para a mobilização e a articulação do setor industrial, de serviços e de P&D em displays.

Sponsors:

FAPESP