xmlns=http://www.w3.org/1999/xhtml> LatinDisplay 2011
XXXII CBRAVIC/LatinDisplay 2011

"CTI de Campinas apresenta lousa digital no LatinDisplay 2010", Site Portal do Cambui, 12/11/2010

December 23

Lousa digital transparente, flexível e vibratória, desenvolvida pelo CTI, é destaque em evento
LatinDisplay 2010 e International Display Research Conference (IDRC 2010)

Novidade que beneficia deficientes visuais e auditivos será mostrada em São Paulo, de 16 a 18 de novembro, durante o maior fórum sobre displays da Ibero-América; prefeitura de Campo Largo (PR) deverá instalar a lousa em escolas municipais em 2011

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP), apresenta uma lousa digital inédita durante o LatinDisplay 2010 e a International Display Research Conference (IDRC 2010), que ocorre de 16 a 19 de novembro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC/SP), em São Paulo (SP).

Conforme o pesquisador Victor Pellegrini Mammana, chefe da Divisão de Displays do CTI e presidente (chairman) do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, essa é uma lousa flexível, de grande área, transparente e que inclui a vibração durante o uso (haptics). “A lousa com haptics tem a vantagem de inserir mais um sentido em sala de aula, além da visão e da audição: o tato. É ideal para deficientes visuais e auditivos interagirem com o que está sendo apresentado. Outra vantagem dessa lousa em relação às já existentes no mercado é seu baixo custo: cinco vezes inferior ao da presentemente licitada pelo governo”, garante.

A prefeitura de Campo Largo, no Paraná, está na fase final de estudos para instalação da lousa em todas as suas escolas ainda em 2011. Há inclusive uma consulta formal da prefeitura solicitando cooperação para aperfeiçoar o sistema e ampliar suas possibilidades de uso, através da implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento que dará continuidade a este projeto.

Outra novidade muito aguardada no LatinDisplay 2010/IDRC 2010 é a televisão com uma nova tecnologia baseada em quatro cores, em lugar das três cores normalmente empregadas nas TVs (RGB). O aparelho será apresentado pela Sharp, do Japão. “Essa tecnologia deve mostrar uma excepcional qualidade na reprodução das cores”, diz a professora-doutora Alaide Pellegrini Mammana, diretora da comissão organizadora do evento e diretora-presidente da Associação Brasileira de Informática (Abinfo).

Será também demonstrado um novo tipo de display reflexivo de grande área, desenvolvido pela Liquavista, da Holanda, que, por consumir menos energia, viabilizará maior tempo de uso quando alimentado por bateria. As duas tecnologias poderão ser conferidas pelos 350 participantes confirmados para o evento na área de Exposição de Protótipos e Produtos.

Conferência internacional
Consagrado como o mais importante fórum para a discussão de tecnologia e mercado de displays no Brasil e na Ibero-América, a edição 2010 do LatinDisplay trará as principais inovações mundiais em pesquisas, desenvolvimento industrial e incentivos públicos desse segmento. Dos 350 participantes do evento – entre pesquisadores, representantes de governos, empresários e executivos nacionais e internacionais –, pelo menos 100 representam os principais países produtores de display e dispositivos relacionados (Coréia, Taiwan, China, Japão, Estados Unidos e Índia), ligados a empresas como Sharp, Panasonic, HP, Planar, Rockwell Collins, CH2M Hill, Novaled, Liquavista, Moser Baer, Philips, Kodak, 3M, Pix Qi e Multek, e institutos de pesquisa e universidades como o Korea Institute of Science and Tecnology (KIST), a Tokyo University of Science, do Japão, a Universidade de Beijing, da China, a Universidade de Delft, da Holanda, e a Universidade de Brunel, da Grã-Bretanha.

“Essa presença maciça de cientistas e executivos internacionais no LatinDisplay foi ampliada este ano graças à atração de importante conferência internacional, a Internacional Display Research Conference (IDRC), da Society for Information Display (SID)”, explica Victor Mammana.

Segundo ele, o IDRC é um evento anual itinerante realizado na Europa e nos Estados Unidos, que apresenta os últimos avanços em displays e em tecnologias relacionadas, estimulador de novas pesquisas e relações científicas. “Trata-se da maior conferência sobre displays realizada fora da Ásia, com um perfil nitidamente científico, enquanto o LatinDisplay também aborda as questões econômicas e estratégicas dos displays e de toda sua cadeia produtiva, com forte ênfase nas oportunidades para os países recém-chegados e em suas políticas de incentivo ao setor. A pedido da própria Society for Information Display, o IDCR 2010 será realizado pela primeira vez fora da Europa e dos Estados Unidos”.

Tecnologias relacionadas
Devido a sua relação direta com os displays, serão discutidas e apresentadas outras tecnologias, como as de telas de toque (tablets), iluminação (lâmpadas fluorescentes, LEDs e OLEDs), baterias, nanotecnologia, novos materiais, processos e equipamentos que podem ser utilizados em displays, células solares, entre outras.

“Várias tecnologias de telas de toque serão mostradas na Exposição por empresas como a Intera e a Apek, do Brasil, a Zytronic, da Grã-Bretanha, e a Tyco Electronics, dos Estados Unidos. Por sua vez, a CH2M Hill, empresa de engenharia responsável pela construção das principais fábricas de displays do mundo, apresentará os últimos avanços em infraestrutura para o setor de displays e circuitos integrados. Teremos ainda os principais players mundiais em OLEDs – Novaled; Universal Display Corporation (UDC), Moser Baer Technologies e Philips – que, além de proferirem conferências sobre o estado da arte nestes dispositivos, virão em busca de oportunidades de negócios no Brasil. Isso porque os OLEDs (organics light-emitting diode ou diodos orgânicos emissores de luz) devem substituir futuramente outros tipos de iluminação como os de lâmpadas e de LEDs”, observa Alaide Mammana.

No entanto, a professora-doutora lembra que ainda há muito espaço para estas últimas, razão pela qual estas tecnologias também estarão sendo discutidas e demonstradas no LatinDisplay 2010/IDRC 2010, especialmente pela empresa Walsin, de Taiwan.

Mercado de displays
Além de apresentar as novidades tecnológicas, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 tratará de aspectos econômicos do setor de displays, que hoje movimenta um mercado de mais de US$ 110 bilhões em todo o mundo, com crescimento anual de aproximadamente 10% – no segmento de televisores, ultrapassa 30%. Em 2008, apenas o Brasil consumiu 12 milhões de computadores, 48 milhões de celulares e 12 milhões de televisores.

A maioria dos componentes desses produtos é importada, o que agrava o déficit na balança comercial nacional do setor eletroeletrônico. Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o déficit desse segmento previsto para este ano é de US$ 27 bilhões.

Outra estimativa é de que, até 2014, o país seja o terceiro maior consumidor de displays do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Diante desse cenário, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 apresentará iniciativas para fomentar a pesquisa e a produção de displays no Brasil, contribuindo com a balança comercial nacional.

Investimentos no Brasil
O LatinDisplay 2010 abordará ainda os aspectos estratégicos da utilização e produção dessas tecnologias no Brasil. Segundo o pesquisador Victor Mammana, durante o evento será possível discutir os resultados até agora obtidos para o setor graças à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo federal, implantada em 2008.

Entre os convidados para falar sobre o tema no primeiro dia do evento estão Margarida Baptista, assessora da Presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), proferirá uma palestra às 9 horas sobre “Oportunidades em displays no Brasil”; Pedro Alem, especialista sênior em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), falará sobre “Roteiro para a indústria de alta tecnologia no Brasil”, às 14 horas; e Augusto Cesar Gadelha Vieira, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, que participará da cerimônia de abertura, às 8h30.

Mesa redonda
O LatinDisplay 2010/IDRC 2010 irá discutir também “O impacto da internet no mundo editorial e da comunicação social”, durante a mesa redonda programada para o dia 16, às 16 horas. A mesa redonda será composta pelo jornalista Ken Werner, da Insight Media (Estados Unidos), especialista em informações sobre displays; pelo diretor da BizWitz (Estados Unidos) e consultor do mercado internacional de tecnologia da informação, David Barnes; por Carlos Vogt, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); por Marcos Alves de Souza, diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura; Guilherme Werneck, jornalista do portal do Grupo O Estado de S. Paulo; Ulisses Capozzoli, editor-chefe da revista Scientifc American do Brasil; Maria Luisa Lopes, diretora de mídia da Unilever Brasil e conselheira do Instituto Verificador de Circulação (IVC); e José Augusto de Oliveira Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo.

“Este tema foi escolhido para a mesa redonda do LatinDisplay 2010/IDRC 2010 por ser o display o grande elemento de transformação da mídia nos últimos tempos. O LCD viabilizou a tecnologia multifuncional e de grande mobilidade dos notebooks e dos celulares. Foi a revolução da imagem surgida com os displays delgados, juntamente com a internet, que permitiu o surgimento da mídia on-line e as novas formas de propaganda e divulgação de informação”, avalia Victor Mammana.

Sobre a LatinDisplay
O LatinDisplay é um fórum internacional organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), pela Society for Information Display (SID) e pela PUC-SP. Neste ano, será realizado juntamente com o International Display Research Conference (IDRC 2010) e terá como patrocinadores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

Como nos eventos anteriores, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 consistirá de um Simpósio Científico e Tecnologico, Exposição de Protótipos e Produtos, e de Reuniões de Negócios de uma Exposição de protótipos e produtos e da DisplayEscola .
Paralelamente ao evento, os organizadores promovem o DisplayEscola, que oferece um curso introdutório sobre LCDs, plasmas, OLEDs e e-livro, incluindo demonstrações sobre a fabricação e a caracterização dos dispositivos para o público leigo.

As palestras são ministradas por especialistas dessas áreas e trazem uma perspectiva internacional para as tecnologias. Neste ano, contará com três cursos: Percepção Visual, a ser ministrado pela professora-doutora Ingrid Heinderickx, da Universidade de Delft; OLEDs, a ser ministrado pela doutora Manju Rajeswaran, da Kodak; e Caracterização de Displays, a ser ministrado pelo doutor Adi Abileah, da Planar.

Para participar do Seminário e da DisplayEscola é necessário se inscrever no website www.abinfo.com.br/ld2010 . Já a Exposição é aberta ao público, não requerendo inscrição.

Programação do LatinDisplay 2010/IDRC 2010
Seminário Científico e Tecnológico e Exposição de Protótipos e Produtos
Quando: de 16 a 18 de novembro, das 8h30 horas às 18h.
Onde: Teatro da PUC/SP (TUCA) – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP).
DisplayEscola
Quando: 19 de novembro de 2010, das 8h30 às 17h30.
Onde: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/PUC-SP – Rua Marquês de Paranaguá, 111, Bela Vista, São Paulo (SP).

Informações complementares: latindisplay2010@abinfo.com.br

Fonte: Ana Heloísa Ferrero / Carol Silveira Assessoria de Comunicação

Pesquisador Victor Pellegrini Mammana demonstra funiocnamento do equipemanto (foto: divulgação)

Matéria Disponível em: http://www.portaldocambui.com.br/txt.asp?tipo=materia&cod=482&tit=cti-de-campinas-apresenta-lousa-digital-no-latindisplay-2010

Sponsors:

Capes



CNPq
FAPEMIG


FAPESP ABINFO ABDI