xmlns=http://www.w3.org/1999/xhtml> LatinDisplay 2011
XXXII CBRAVIC/LatinDisplay 2011

"Prefeitura de Campo Largo", Folha de Campo Largo, 29/11/2010

December 23

A prefeitura de Campo Largo está na fase final de estudos para instalação de lousas digitais em todas as suas escolas ainda em 2011. O município possui 35 escolas e 14 centros de educação infantil, somando cerca de 12,5 mil alunos. O produto escolhido pela administração foi apresentado na última terça-feira (16) pelo Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas, durante o LatinDisplay 2010 e a International Display Research Conference (IDRC 2010), eventos que acontecem até esta sexta-feira (19/11), em São Paulo.
Trata-se de uma lousa digital flexível, de grande área, transparente e que inclui a vibração durante o uso (haptics). Conforme o pesquisador Victor Pellegrini Mammana, chefe da Divisão de Displays do CTI e presidente do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, a lousa com haptics tem a vantagem de inserir mais um sentido em sala de aula, além da visão e da audição: o tato. "É ideal para deficientes visuais e auditivos interagirem com o que está sendo apresentado. Outra vantagem dessa lousa em relação às já existentes no mercado é seu baixo custo: cinco vezes inferior ao da presentemente licitada pelo governo", garante.

A prefeitura de Campo Largo fez uma consulta formal ao CTI solicitando cooperação para aperfeiçoar o sistema e ampliar suas possibilidades de uso, através da implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento que dará continuidade a esse projeto. "O ideal seria implantar um escritório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no município para atrair investidores", explicou o prefeito de Campo Largo, Edson Basso (PMDB), durante o LatinDisplay 2010/IDRC 2010. "Conversamos com Augusto Cesar Gadelha Vieira, secretário de Política de Informática do MCT, para que isso aconteça".

Com a economia focada na produção da porcelana de mesa (Schmidt possui unidades locais), o município paranaense, de 115 mil habitantes, já começa a modificar seu perfil. A Fiat fabrica de motores e a Caterpillar instalará uma nova fábrica na cidade. "Agora buscamos implantar uma unidade de pesquisa e desenvolvimento para começar a transformação do Município em um pólo tecnológico", disse o prefeito.

Sobre o LatinDisplay
O LatinDisplay é um fórum internacional organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), pela Society for Information Display (SID) e pela PUC-SP. Neste ano, será realizado juntamente com o International Display Research Conference (IDRC 2010) e terá como patrocinadores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Como nos eventos anteriores, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 é um Simpósio Científico e Tecnologico, Exposição de Protótipos e Produtos, e de Reuniões de Negócios de uma Exposição de protótipos e produtos e da DisplayEscola.

Paralelamente ao evento, os organizadores promovem o DisplayEscola, que oferece um curso introdutório sobre LCDs, plasmas, OLEDs e e-livro, incluindo demonstrações sobre a fabricação e a caracterização dos dispositivos para o público leigo. As palestras são ministradas por especialistas dessas áreas e trazem uma perspectiva internacional para as tecnologias. Neste ano, contará com três cursos: Percepção Visual, a ser ministrado pela professora-doutora Ingrid Heinderickx, da Universidade de Delft; OLEDs, a ser ministrado pela doutora Manju Rajeswaran, da Kodak; e Caracterização de Displays, a ser ministrado pelo doutor Adi Abileah, da Planar.

Matéria Disponível em: http://www.folhadecampolargo.com.br/vernoticia.php?id=6090

Sponsors:

Capes



CNPq
FAPEMIG


FAPESP ABINFO ABDI