xmlns=http://www.w3.org/1999/xhtml> LatinDisplay 2012
LatinDisplay 2014
Printer Friendly Version

"Seis empresas vão aplicar R$ 1 bilhão na produção de tevês LCD em Manaus", Gustavo Henrique Braga, Correio Braziliense, 17/11/2010

A Copa do Mundo no Brasil impulsionará o país a se transformar no terceiro maior mercado de televisores em 2014, atrás da China e dos Estados Unidos. Só neste ano deverão ser vendidos 11,5 milhões de unidades (20% a mais do que em 2009) em solo nacional, número que, estima-se, crescerá ainda mais a médio prazo, graças a eventos como o mundial de futebol e as Olimpíadas no Rio de Janeiro. O cenário é tão promissor que algumas das principais fabricantes do planeta decidiram instalar linhas de montagem no país.

Fabricantes estão apostando tudo na disposição dos brasileiros em trocar de televisão para a Copa do Mundo de 2014 e para as Olimpíadas do Rio

A estratégia é, além de conquistar uma fatia dos consumidores barateando o preço por meio da redução de importações, aproveitar incentivos dos governos para o desenvolvimento da indústria nacional. O secretário de política de informática do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) , Augusto Gadelha, anunciou durante o congresso Latin Display que, até agora, seis empresas contam com projetos aprovados no Conselho de Administração (CAS) da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com vistas à produção de dispositivos de cristal líquido para televisores e monitores LCD.

Os investimentos anunciados pelas seis empresas totalizam cerca de R$ 1 bilhão, com a expectativa de gerar aproximadamente 1,5 mil empregos ao longo dos próximos três anos. Almir Kimura, gerente da fábrica da Philips em Manaus (AM), primeira a iniciar a produção do módulo das tevês de LCD na região, afirmou que os incentivos fiscais somados à necessidade de modernizar o parque industrial da empresa em um mercado emergente foram fatores decisivos pela escolha dos investimentos no Amazonas. "Além disso, há a questão da sustentabilidade. Quando se produz aqui, as peças vão direto para a linha de montagem, sem necessidade de embalagens", diz.

A favor da competição

O Google anunciou que lançará, em breve, um telefone equipado com um chip que permitirá ao dono fazer pagamentos virtuais. O aparelho será uma evolução do multifuncional Nexus One, e contará com um aplicativo batizado de Gingerbread. O diretor executivo da empresa, Eric Schmidt, não revelou qual companhia fabricou o gadget. Ainda não há previsão de quando o produto começará a ser comercializado no Brasil.

“Tenho aqui comigo um produto ainda não anunciado”, brincou, ao tirar do bolso do casaco um telefone de tela sensível ao toque, durante uma palestra na Feira 2.0 em São Francisco, Califórnia. “Este aparelho móvel será capaz de fazer compras”, continuou. “Essencialmente, ele serve para tudo e algum dia substituirá os cartões de crédito. Na indústria, é o que chamamos de tocar e pagar.”

Os chips armazenam dados pessoais que podem ser transmitidos a leitoras de lojas, por exemplo, apoiando o telefone sobre uma plataforma. O Google trabalhou com a gigante da eletrônica taiwanesa HTC para desenvolver o Nexus One, lançado em janeiro, quando estreou no mercado dos telefones celulares multifuncionais. O celular roda com o sistema operacional Android, também desenvolvido pelo Google. (GHB)

Matéria Disponível em: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2010/11/17/internas_economia,223412/seis-empresas-vao-aplicar-r-1-bilhao-na-producao-de-teves-lcd-em-manaus.shtml

Sponsors:

CNPq CAPES ABEMI  
ABINFO   CTI SID