|  Home  | 








Baixe a brochura do Sistema Alvorecer
Home 


 
Alvorecer
Sistema Integrado para Salas de Aula Informatizadas

 
Este site destina-se ao desenvolvimento do Sistema e Plataforma Alvorecer © ® . Para ter acesso à sua área de trabalho faça o login.

Alvorecer - Sistema Integrado para Salas de Aula Informatizadas

  • A informatização de salas de aula como ferramenta adicional no ensino

Embora existam sistemas e ferramentas desenvolvidos para aplicação no ensino, sua escolha e utilização têm sido feitas quase sempre para complementar pontualmente as ferramentas pedagógicas clássicas ou para serem ainda aplicadas de forma adicional ao trabalho de classe, tendo-se generalizado nas escolas a implantação do chamado “Laboratório de Informática”.
Com o advento do uso de laptops e carteiras informatizadas – equipadas com computador e a tela de toque integrados – nas salas de aula, se processa uma mudança na perspectiva da aplicação das ferramentas pedagógicas e administrativas no ensino. Nesse ambiente, o aluno não interrompe seu relacionamento com o professor e com as ferramentas pedagógicas clássicas (tais como livros, cadernos, papéis, lápis, canetas, borrachas, réguas etc) para entrar em um "mundo virtual". O que usualmente são atividades propostas em uma sala especial (os chamados Laboratórios de Informática), com acesso a informações, muitas vezes desestruturadas, desvinculadas do trabalho de sala de aula, passam a ser recursos complementares que enriquecem e integram os conteúdos trabalhados pelo professor.
A informatização das salas de aula permite que os recursos tecnológicos estejam incorporados a todo trabalho pedagógico, além de integrados entre si, e inclusive que complementem os demais recursos pedagógicos disponíveis durante as aulas.
Esses recursos provocam uma importante mudança na perspectiva do uso das ferramentas da informática e das telecomunicações na educação, proporcionando oportunidades para a criação e construção de ferramentas e conteúdo para os ambientes em que se desenvolvem as atividades de transferência de informações e onde se estabelece o processo ensino-aprendizagem. É relevante ressaltar que a introdução dessas ferramentas não condiciona o trabalho desenvolvido pelos professores e equipe pedagógica uma vez que respeita as diferentes produções das equipes, não impondo estruturas pedagógicas a serem seguidas.
Criam-se assim condições para que todas as áreas do conhecimento possam ser trabalhadas de maneira muito mais integrada, com acesso dinâmico às informações, o que atende de modo eficaz aos interesses dos alunos além de dar mais condições ao professor de manifestar sua capacidade, diferenciando suas aulas de forma criativa e dinâmica.

  • Ambientes de interação e cooperação

O Sistema Alvorecer, desenvolvido para a concretização desses conceitos, fundamenta-se na concepção e implementação de ambientes de interação, cooperação e trabalho.
Entende-se por ambiente de interação, cooperação e trabalho um ambiente criado através de um sistema de informações – disponibilizado, por exemplo, como uma página da WEB – que dá acesso exclusivo a um grupo de pessoas que interage com a finalidade de executar as tarefas necessárias para obter um dado resultado, utilizando várias ferramentas de interação, registro e processamento da informação. Nos ambientes, o grupo tem acesso a informações específicas e às ferramentas necessárias para a execução das tarefas que lhes cabem. A organização em ambientes é poderosa, pois permite a interação personalizada e mais intensa entre os membros do grupo, assegurando tanto a privacidade necessária para o bom andamento dos trabalhos como a socialização de informações entre os componentes de um mesmo grupo.
As atividades pedagógicas desenvolvem-se nos seguintes ambientes típicos de uma escola: direção e administração, coordenação pedagógica, salas de aula e comunidade externa. Podem participar desses ambientes diretores, coordenadores, professores, alunos e pais, figuras essas que desenvolvem diferentes funções mas que se complementam, buscando atingir o objetivo primeiro da escola, ou seja, garantir um processo ensino-aprendizagem de alta qualidade para os alunos.

  • Integração, trabalho em equipe e melhoria curricular

A implementação de ambientes de trabalho para a interação e cooperação dos vários agentes do processo educacional – tais como coordenadores, orientadores e professores – e a criação de repositórios estruturados de conteúdo, permitem o desenvolvimento participativo frente a esse mesmo conteúdo, estimulando a criatividade do corpo docente, a evolução, o re-aproveitamento e a publicação de aulas. Dessa forma, possibilita o aumento da eficiência da coordenação pedagógica e dos professores permitindo a informatização de tarefas repetitivas.
Dessa forma, o Sistema Alvorecer©®, conforme concebido, tem impacto sobre a melhoria continuada da estrutura e do conteúdo pedagógico dos cursos, da relação professor-aluno, do acesso qualificado à informação da Internet, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria da organização e gestão dos trabalhos administrativos da escola.

  • Desenvolvimento continuado do Corpo Docente

O Sistema proporciona a organização das aulas em módulos de conhecimento que podem se estender de forma consistente por várias séries do curso, os quais incluem informações para enriquecer o acesso dos professores a conteúdo e informação complementar, constituindo-se em um veículo para a formação e desenvolvimento continuado do corpo docente. A organização das aulas na estrutura de módulos de conhecimento viabiliza, ainda, a rápida transferência dos mesmos de uma escola para outra, complementando e valorizando o papel dos livros didáticos.

  • Flexibilidade e liberdade pedagógica

O Sistema Alvorecer é implementado utilizando um sistema de gestão de conteúdo na Internet (Exponent CMS* – Content Management System), implementado em software de código aberto. Devido à sua flexibilidade, o Sistema Alvorecer pode ser utilizado com qualquer estrutura organizacional e metodologia pedagógica e permite a organização estruturada de conteúdo já disponível. Proporciona ferramentas de comunicação direta professor-aluno e é aplicável tanto para salas de aula com carteiras informatizadas como também nas que utilizam laptops ou PCs e ensino à distância.
Em resumo, o Sistema Alvorecer é um sistema cuja utilização promove o esforço de contínua melhoria de todas as etapas dentro  do processo pedagógico e ao qual podem ser agregadas novas funcionalidades em decorrência de sua estrutura aberta e configurável, evoluindo de acordo com o aprendizado das equipes que participam de seu uso e desenvolvimento.


Alvorecer Sistemas é marca depositada de Doxa Techpro Brasil Consultoria Ltda.
Sistema Integrado para informatização da educação – Sistema Alvorecer © de Carlos I. Z. Mammana, Maria Eugenia R. D'Elia, Sonelise A. Cizoto e Suelene S. Mammana
* Exponent CMS: Content Management System – Copyright ©2004-2006 OIC Group, Inc. – Licença GNU GENERAL PUBLIC LICENSE version 2

Notícias
Noticia

 

 
Powered by Exponent Content Management System
Copyright (c) 2004-2007 OIC Group, Inc.