User: Password:

"Evento discute impacto dos displays e da internet na mídia e no setor editorial", Assessoria de Imprensa, Site do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, 11/11/2010

December 23

O display de tela plana e a internet foram os grandes elementos de transformação da mídia nos últimos tempos, pois viabilizaram a tecnologia multifuncional e de grande mobilidade, a exemplo dos notebooks e dos celulares, lançando novas oportunidades para as pessoas acessarem as notícias em tempo real, por meio de conteúdos on-line, gratuitos ou pagos. No entanto, essas tecnologias e suas aplicações alteraram a estrutura da grande imprensa mundial, com reflexos importantes para a área comercial das empresas de comunicação.
Para debater os impactos dos displays e da internet na mídia e no setor editorial, o LatinDisplay 2010 e a International Display Research Conference (IDRC 2010) terão em seu programa uma conferência sobre a “Revolução Digital” (More Digital Revolutions) a ser proferida pelo Dr. David Barnes, da BizWitz, Estados Unidos, especialista em displays e mercado de tecnologia da informação. Programada para terça-feira (16/11), às 15h, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC/SP), em S. Paulo, esta conferência será seguida por uma mesa redonda em que participarão importantes especialistas no assunto.
A se iniciar às 16 horas, também no TUCA/PUC/SP, esta mesa redonda contará com o jornalista Kenneth Werner, da Insight Media (Estados Unidos), especialista em displays; Carlos Vogt, Coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Cliffor Luiz Guimarães, coordenador de Regulação da Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura; Guilherme Werneck, jornalista do Portal do Grupo O Estado de S. Paulo; Ulisses Capozzoli, Presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico e editor-chefe da revista Scientific American do Brasil; Maria Luisa Lopes, Diretora de Mídia da Unilever Brasil e Conselheira do Instituto Verificador de Circulação (IVC); e José Augusto de Oliveira Camargo, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, além de David Barnes, da BizWitz.
“A mesa redonda do LatinDisplay 2010/IDRC 2010 discutirá como as mudanças causadas pelos displays e pela internet afetaram o poder da grande mídia vigente no mundo, principalmente o da impressa. As empresas desse segmento estão perdendo espaço porque as novas tecnologias democratizam a difusão e o acesso à informação, fazendo com que todos possam se transformar em jornalistas a partir de blogs e outras ferramentas. O próprio Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do Governo Federal brasileiro propõe a internet livre e não movida pelo mercado”, diz o pesquisador Victor Pellegrini Mammana, chefe da Divisão de Displays do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP), e Presidente (Chairman) do LatinDisplay 2010/IDRC 2010.

Coordenada por Kenneth Werner, a mesa redonda promete abordar, ainda, a dificuldade já observada no modelo econômico adotado pelo jornalismo impresso, antes tão bem sucedido, e o fracasso, até agora, em se desenvolver um modelo econômico viável para o jornalismo on-line. “Muitas empresas de comunicação impressa migraram para o conteúdo on-line, especialmente jornais e revistas, e não conseguem manter suas novas e antigas estruturas, pois a verba publicitária para o novo produto não custeia os gastos de redação. As mídias tradicionais tentam dividir seus recursos de coleta de dados entre as versões escrita e da web, mas os anunciantes, de maneira geral, não demonstram vontade de pagar tanto pela propaganda on-line quanto pela impressa, razão porque as combinações impressa/on-line acabaram sofrendo com os custos para manter os dois meios com menos verba de propaganda”, explica Werner.
Para Werner, numa visão de longo termo, não importa a forma como as notícias sejam veiculadas, se com tinta e papel ou por pixels dos displays eletrônicos. “O que importa é que tenhamos um modelo econômico que permita pagar repórteres e editores para fazer investigações sérias. Isso é essencial para manter as pessoas informadas e preservar os regimes democráticos”, diz ainda Werner. Segundo ele, suas afirmações têm a perspectiva de um cidadão norte-americano, uma vez que “nos Estados Unidos o problema é muito sério, com centenas de jornais e revistas encerrando sua publicação. E muitas das publicações on-line baseiam-se em free-lancers – em geral, pessoas que foram recentemente demitidas pela mídia impressa – e que agora trabalham por muito menos do que recebiam antes”.

Werner sugere que, durante a mesa redonda, sejam apontadas as diferenças regionais entre a mídia norte-americana, sul-americana, asiática e européia. Prevê, no entanto, que as mesmas forças que afetam o jornalismo dos Estados Unidos venham em breve a afetar outras regiões do mundo, “Se é que ainda não o fizeram”, pondera. Os palestrantes serão instigados ainda a sugerir modelos econômicos possíveis para “salvar o jornalismo sério na era do on-line”.

Os organizadores do evento acreditam que a mesa redonda suscite também discussões acaloradas sobre as questões do direito autoral, graças à presença de um especialista brasileiro no assunto, Cliffor Luiz Guimarães, do Ministério da Cultura. “Ele deve enfrentar batalhas entre editores, que querem preservar o direito autoral como é hoje, e as correntes que propõem a disseminação da informação de forma mais livre, ao estilo do que se faz hoje com o software livre”, prevê a Professora Doutora Alaide Pellegrini Mammana, da comissão organizadora do LatinDisplay 2010/IDRC 2010 e Diretora Presidente da Associação Brasileira de Informática (ABINFO). Para ela, os debates serão ainda mais enriquecidos com a participação de Maria Luisa Lopez, representando a Unilever e o IVC, pois trará a visão do anunciante que hoje se beneficia das novas formas de propaganda viabilizadas pela revolução criada pelos displays digitais.

Sobre o LatinDisplay
Consagrado como o mais importante fórum para a discussão de tecnologia e mercado de displays no Brasil e na Ibero-América, a edição 2010 do LatinDisplay, este junto com a International Display Research Conference (IDRC 2010), acontecerá de 16 a 18 de novembro e trará as principais inovações mundiais em pesquisas, desenvolvimento industrial e incentivos públicos desse segmento. O evento, que será realizado no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC/SP), em São Paulo (SP), espera reunir cerca de 350 pessoas, entre pesquisadores, representantes de governos, empresários e executivos nacionais e internacionais.
O fórum é organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), pela Society for Information Display (SID) e pela PUC-SP. A realização conjunta com o IDRC 2010 está propiciando uma grande visibilidade internacional ao evento e a atração de um maior número de empresas do exterior. Patrocinam o evento a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Como nos eventos anteriores, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 consistirá de um Simpósio Científico e Tecnológico, Exposição de Protótipos e Produtos, e Reuniões de Negócios, além da DisplayEscola, que este ano contará com três cursos: Percepção Visual, a ser ministrado pela Professora Doutora Ingrid Heinderickx, da Universidade de Delft e Philips, Holanda; OLEDs, a ser ministrado pela Doutora Manju Rajeswaran, da Kodak, Estados Unidos; e Caracterização de Displays, a ser ministrado pelo Doutor Adi Abileah, da Planar, Estados Unidos.
Para participar do Seminário e da DisplayEscola há que se inscrever no website www.abinfo.com.br/ld2010. Já a Exposição é aberta ao público, não requerendo inscrição.
Como atividade cultural e de confraternização do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, haverá uma apresentação da Orquestra de Berimbaus, regida por Dinho Nascimento, no Teatro de Arena (TUCA-Arena) da PUC-SP, à Rua Monte Alegre, 1024, na noite de 16/11, às 20h30. Esta apresentação é aberta ao público em geral.

Programação do LatinDisplay 2010/IDRC 2010
Seminário Científico e Tecnológico e Exposição de Protótipos e Produtos
Quando: de 16 a 18 de novembro, das 8h30 horas às 18h.
Onde: Teatro da PUC/SP (TUCA) – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP).
DisplayEscola
Quando: 19 de novembro de 2010, das 8h30 às 17h30.
Onde: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/PUC-SP – Rua Marquês de Paranaguá, 111, Bela Vista, São Paulo (SP).
Orquestra de Berimbaus
Quando: de 16 de novembro, às 20h30.
Onde: Teatro de Arena (TUCA-Arena), PUC/SP – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP).
Informações complementares: latindisplay2010@abinfo.com.br


Informações à imprensa:
Ana Carolina Silveira / Giovana Ferreira / Ana Heloísa Ferrero
(19) 3709.1165 / 9791 8261.
carol@carolsilveira.com.br / giovanaferreira@carolsilveira.com.br / anaheloisa@carolsilveira.com.br

Sponsors:

ABDI PUC CNPq
BNDES MCT Governo Federal
Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer
Secretaria Cooperao Internacional SP Visitors Bureau