User: Password:

"Evento expõe novas tecnologias em display e dispositivos afins", Assessoria de Imprensa, Site do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, 12/11/2010

December 23

Onze empresas, institutos, associações e órgãos públicos estão confirmados para integrar a área de Exposição de Protótipos e de Produtos do LatinDisplay 2010 e da International Display Research Conference (IDRC 2010), que ocorre de 16 a 19 de novembro no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC/SP), em São Paulo (SP). O evento, que espera reunir cerca de 350 pessoas, trará as principais inovações mundiais em pesquisas, desenvolvimento industrial e incentivos públicos desse segmento.
A lista de expositores é formada pelos seguintes nomes e produtos/soluções: Intera (telas de toque); Zytronic (telas de toque); Tyco Electronics e Elo Taouch (telas de toque); Inmetro (informações gerais); Sharp (nova TV de LCD baseada em quatro cores ao invés de apenas três); Secretaria de Cooperação Internacional de Campinas (informações sobre pólos de alta tecnologia em Campinas/SP); Prest Vácuo (equipamentos de vácuo e lâmpadas TEEFL); Noddtech (materiais para OLEDs); Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (displays e lousa digital com vibração); Multek (displays, circuitos impressos e telas de toque); e Associação Brasileira de Informática – Abinfo (projetos de P&D).

Lâmpadas
Consagrado como o mais importante fórum para a discussão de tecnologia e mercado de displays no Brasil e na Ibero-América, a edição 2010 do LatinDisplay será uma vitrine para os novos produtos e serviços oferecidos pelas empresas e organizações ligadas ao segmento de displays e tecnologias correlacionadas. “Durante o evento, esperamos aumentar o ‘network’ na área de lâmpadas fluorescentes com eletrodo externo transparente (TEEFLs), produto que estamos desenvolvendo agora em nossa empresa para ofertar ao mercado de displays”, afirma Fernando Zappellini, sócio da PV Prest Vácuo Ltda., empresa especializada nas atividades de projeto, fabricação, reforma e assistência técnica de sistemas, equipamentos e componentes de vácuo, metalizadoras e detectores de vazamentos.
Para ingressar do mercado de lâmpadas para displays, a Prest Vácuo realiza hoje, em parceria com a Associação Brasileira de Informática (Abinfo), um projeto para implantar uma planta piloto para a fabricação das TEEFLs. Esse projeto conta com um financiamento da FINEP e será desenvolvido em três anos, contados a partir de abril de 2010.

Dispositivos orgânicos
Ponto de referência para fabricação e caracterização de dispositivos orgânicos no Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) participará, pela primeira vez como expositor, do evento. Em seu estande, pesquisadores do Laboratório de Dispositivos Orgânicos (Lador) apresentarão amostras de dispositivos orgânicos, em particular os OLEDs, dos quais já domina a tecnologia. No Brasil, o Lador desenvolve pesquisa metrológica em dispositivos orgânicos e também em óxidos condutores transparentes. “É a nanociência ligada à nanometrologia ao alcance das mãos dos consumidores”, afirma Marco Cremona, coordenador do Lador.

Lousa digital
Entre as novidades tecnológicas que poderão ser vistas no LatinDisplay 2010/IDRC 2010 está o protótipo da lousa digital desenvolvida no CTI, que será apresentada na Exposição de Protótipos e Produtos, a se realizar durante o evento. Conforme Mammana, essa é uma lousa flexível, de grande área, transparente e que inclui a vibração durante o uso (haptics). “A lousa com haptics tem a vantagem de inserir mais um sentido em sala de aula, além da visão e da audição: o tato. É ideal para deficientes visuais e auditivos interagirem com o que está sendo apresentado. Outra vantagem dessa lousa em relação às já existentes no mercado é seu baixo custo: cinco vezes inferior ao da presentemente licitada pelo governo”.
A prefeitura de Campo Largo, no Paraná, está na fase final de estudos para instalação da lousa em todas as suas escolas ainda em 2011. Há inclusive uma consulta formal da prefeitura solicitando cooperação para aperfeiçoar o sistema e ampliar suas possibilidades de uso, através da implantação de um centro de pesquisa e desenvolvimento que dará continuidade a este projeto.

Televisão
Outra novidade muito aguardada no LatinDisplay 2010/IDRC 2010 é a televisão com uma nova tecnologia baseada em quatro cores, em lugar das três cores normalmente empregadas nas TVs (RGB). O aparelho será apresentado pela Sharp, do Japão. “Esta tecnologia deve mostrar uma excepcional qualidade na reprodução das cores”, garante a professora-doutora Alaide Pellegrini Mammana, diretora da comissão organizadora do evento e diretora-presidente da Associação Brasileira de Informática (Abinfo).

Investimentos no Brasil
O LatinDisplay 2010 abordará ainda os aspectos estratégicos da utilização e produção dessas tecnologias no Brasil. Segundo o pesquisador Victor Pellegrini Mammana, chefe da Divisão de Displays do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP), e presidente (chairman) do LatinDisplay 2010/IDRC 2010, durante o evento será possível discutir os resultados até agora obtidos para o setor graças à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo federal, implantada em 2008. Entre os convidados para falar sobre o tema no primeiro dia do evento estão Margarida Baptista, assessora da Presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), proferirá uma palestra às 9 horas sobre “Oportunidades em displays no Brasil”; Pedro Alem, especialista sênior em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), falará sobre “Roteiro para a indústria de alta tecnologia no Brasil”, às 14 horas; e Augusto Cesar Gadelha Vieira, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, que participará da cerimônia de abertura, às 8h30.

Sobre o LatinDisplay
O LatinDisplay é um fórum internacional organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), pela Society for Information Display (SID) e pela PUC-SP. Neste ano, será realizado juntamente com o International Display Research Conference (IDRC 2010) e terá como patrocinadores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Como nos eventos anteriores, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 consistirá de um Simpósio Científico e Tecnologico, Exposição de Protótipos e Produtos, e de Reuniões de Negócios.
Paralelamente ao evento, os organizadores promovem o DisplayEscola, que oferece um curso introdutório sobre LCDs, plasmas, OLEDs e e-livro, incluindo demonstrações sobre a fabricação e a caracterização dos dispositivos para o público leigo. As palestras são ministradas por especialistas dessas áreas e trazem uma perspectiva internacional para as tecnologias. Neste ano, contará com três cursos: Percepção Visual, a ser ministrado pela professora-doutora Ingrid Heinderickx, da Universidade de Delft; OLEDs, a ser ministrado pela doutora Manju Rajeswaran, da Kodak; e Caracterização de Displays, a ser ministrado pelo doutor Adi Abileah, da Planar.
Para participar do Seminário e da DisplayEscola é necessário se inscrever no website www.abinfo.com.br/ld2010 . Já a Exposição é aberta ao público, não requerendo inscrição.

Programação do LatinDisplay 2010/IDRC 2010
Seminário Científico e Tecnológico e Exposição de Protótipos e Produtos
Quando: de 16 a 18 de novembro, das 8h30 horas às 18h.
Onde: Teatro da PUC/SP (TUCA) – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP).
DisplayEscola
Quando: 19 de novembro de 2010, das 8h30 às 17h30.
Onde: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/PUC-SP – Rua Marquês de Paranaguá, 111, Bela Vista, São Paulo (SP).

Informações complementares: latindisplay2010@abinfo.com.br


Informações à imprensa:
Ana Carolina Silveira / Giovana Ferreira / Ana Heloísa Ferrero
(19) 3709.1165
carol@carolsilveira.com.br / giovanaferreira@carolsilveira.com.br / anaheloisa@carolsilveira.com.br

Sponsors:

ABDI PUC CNPq
BNDES MCT Governo Federal
Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer
Secretaria Cooperao Internacional SP Visitors Bureau