User: Password:

"CTI oferece tecnologia para remanufatura de displays de LCD", Assessoria de Imprensa, Site do LatinDisplay 2010/IRDC 2010, 02/12/2010

December 23

O Brasil já possui uma tecnologia para remanufatura de displays de LCD que promete reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico produzido hoje no país com o consumo de computadores, notebooks, celulares e televisores de tela plana. Desenvolvida pelo de Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), de Campinas (SP), a tecnologia é usada para a manutenção dos LCDs aplicados nas urnas eletrônicas utilizadas em todo o território nacional pelo governo brasileiro, durante as eleições, e agora deverá ser repassada a empresas que queiram reparar displays de produtos eletrônicos.
“Em 2000, o governo precisou consertar um conjunto de LCDs, aplicados nas urnas eletrônicas, adquirido de uma empresa estrangeira e que deram defeito. A empresa contratada pelo poder público para a manutenção desses aparelhos nos pediu uma solução tecnológica para reverter esse problema e, desde então, somos os únicos no país a oferecer esse serviço para os displays das urnas”, explica o engenheiro Márcio Tarozzo Biasoli, responsável pela prestação de serviços da Divisão de Microssistemas e Empacotamento Eletrônico do CTI. O centro foi responsável pelo conserto de centenas de milhares desses dispositivos.
Segundo Biasoli, o único defeito impossível de ser reparado hoje é o de quebra ou rachadura do vidro do display. Os demais problemas, de alimentação eletrônica do LCD e desgaste da película aplicada sobre o vidro, conhecida como filme polarizador, podem ser solucionados a partir de procedimentos estabelecidos em ambiente de sala limpa e com materiais e equipamentos específicos.
Conforme o pesquisador, muitas assistências técnicas de produtos eletrônicos que trabalham hoje no mercado nacional não oferecem serviços mais completos para consertos e reparos de displays. “Isso faz com que o descarte desse material seja grande e oneroso para o meio ambiente, pois nem todas as empresas destinam o lixo corretamente. Com essa tecnologia, o descarte somente ocorreria em casos de defeitos irreparáveis, como o da quebra do vidro”, observa.
O centro mantém um laboratório de manutenção de LCDs das urnas com capacidade de reparar cerca de 150 displays por semana. “Ainda não temos como dimensionar qual seria a capacidade de atendimento para outros produtos, como televisores, por exemplo, mas estamos estudando essa demanda, que exige a readaptação de equipamentos e materiais hoje utilizados pela instituição.”

Exposição de Protótipos e Produtos

A tecnologia do CTI poderá ser conferida pelos participantes que visitarem a área de Exposição de Protótipos e Produtos do LatinDisplay 2010 e da International Display Research Conference (IDRC 2010), que ocorrerá de 16 a 19 de novembro, no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TUCA/PUC/SP), em São Paulo (SP). Consagrado como o mais importante fórum para a discussão de tecnologia e mercado de displays no Brasil e na Ibero-América, a edição 2010 do LatinDisplay trará as principais inovações mundiais em pesquisas, desenvolvimento industrial e incentivos públicos desse segmento. Dos 350 participantes do evento – entre pesquisadores, representantes de governos, empresários e executivos nacionais e internacionais –, pelo menos 100 representam os principais países produtores de display e dispositivos relacionados (Coréia, Taiwan, China, Japão, Estados Unidos e Índia), ligados a empresas como Sharp, Panasonic, HP, Planar, Rockwell Collins, CH2M Hill, Novaled, Liquavista, Moser Baer, Philips, Kodak, 3M, Pix Qi e Multek, e institutos de pesquisa e universidades como o Korea Institute of Science and Tecnology (KIST), a Tokyo University of Science, do Japão, a Universidade de Beijing, da China, a Universidade de Delft, da Holanda, e a Universidade de Brunel, da Grã-Bretanha.
“Essa presença maciça de cientistas e executivos internacionais no LatinDisplay foi ampliada este ano graças à atração de importante conferência internacional, a Internacional Display Research Conference (IDRC), da Society for Information Display (SID)”, explica o pesquisador Victor Pellegrini Mammana, chefe da Divisão de Displays do CTI e presidente (chairman) do LatinDisplay 2010/IDRC 2010.
Segundo ele, o IDRC é um evento anual itinerante realizado na Europa e nos Estados Unidos, que apresenta os últimos avanços em displays e em tecnologias relacionadas, estimulador de novas pesquisas e relações científicas. “Trata-se da maior conferência sobre displays realizada fora da Ásia, com um perfil nitidamente científico, enquanto o LatinDisplay também aborda as questões econômicas e estratégicas dos displays e de toda sua cadeia produtiva, com forte ênfase nas oportunidades para os países recém-chegados e em suas políticas de incentivo ao setor. A pedido da própria Society for Information Display, o IDCR 2010 será realizado pela primeira vez fora da Europa e dos Estados Unidos”.

Sobre o LatinDisplay

O LatinDisplay é um fórum internacional organizado pela Associação Brasileira de Informática (Abinfo), pela Society for Information Display (SID) e pela PUC-SP. Neste ano, será realizado juntamente com o International Display Research Conference (IDRC 2010) e terá como patrocinadores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
Como nos eventos anteriores, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 consistirá de um Simpósio Científico e Tecnologico, Exposição de Protótipos e Produtos, e de Reuniões de Negócios.
Paralelamente ao evento, os organizadores promovem o DisplayEscola, que oferece um curso introdutório sobre LCDs, plasmas, OLEDs e e-livro, incluindo demonstrações sobre a fabricação e a caracterização dos dispositivos para o público leigo. As palestras são ministradas por especialistas dessas áreas e trazem uma perspectiva internacional para as tecnologias. Neste ano, contará com três cursos: Percepção Visual, a ser ministrado pela professora-doutora Ingrid Heinderickx, da Universidade de Delft; OLEDs, a ser ministrado pela doutora Manju Rajeswaran, da Kodak; e Caracterização de Displays, a ser ministrado pelo doutor Adi Abileah, da Planar.
Para participar do Seminário e da DisplayEscola é necessário se inscrever no website www.abinfo.com.br/ld2010 . Já a Exposição é aberta ao público, não requerendo inscrição.


Programação do LatinDisplay 2010/IDRC 2010
Seminário Científico e Tecnológico e Exposição de Protótipos e Produtos
Quando: de 16 a 18 de novembro, das 8h30 horas às 18h.
Onde: Teatro da PUC/SP (TUCA) – Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes – São Paulo (SP).
DisplayEscola
Quando: 19 de novembro de 2010, das 8h30 às 17h30.
Onde: Centro de Ciências Exatas e Tecnologia/PUC-SP – Rua Marquês de Paranaguá, 111, Bela Vista, São Paulo (SP).

Informações complementares: latindisplay2010@abinfo.com.br


Informações à imprensa:
Ana Carolina Silveira / Giovana Ferreira / Ana Heloísa Ferrero
(19) 3709.1165 / 9791 8261.
carol@carolsilveira.com.br / giovanaferreira@carolsilveira.com.br / anaheloisa@carolsilveira.com.br

Sponsors:

ABDI PUC CNPq
BNDES MCT Governo Federal
Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer
Secretaria Cooperao Internacional SP Visitors Bureau