User: Password:

"LatinDisplay e International Display Research Conference (IDRC 2010)", Jornal da Ciência, JC e-mail, 16/11/2010

December 23

Evento, que acontece em SP de terça a sexta-feira, reúne representantes mundiais de tecnologia e mercado em displays

São Paulo sedia, de 16 a 19 de novembro, o maior fórum de discussões sobre displays da Ibero-América com a presença de pelo menos cem cientistas e executivos dos principais países fabricantes do setor, como Coreia, Taiwan, China, Japão, Estados Unidos e Índia.

A edição 2010 do LatinDisplay apresentará as principais inovações mundiais em pesquisas, desenvolvimento industrial e incentivos públicos desse segmento.

O IDRC é um evento anual itinerante realizado na Europa e nos Estados Unidos, que apresenta os últimos avanços em displays e em tecnologias relacionadas, estimulador de novas pesquisas e relações científicas.

"Trata-se da maior conferência sobre displays realizada fora da Ásia, com um perfil nitidamente científico, enquanto o LatinDisplay também aborda as questões econômicas e estratégicas dos displays e de toda sua cadeia produtiva, com forte ênfase nas oportunidades para os países recém-chegados e em suas políticas de incentivo ao setor. A pedido da própria Society for Information Display, o IDCR 2010 será realizado pela primeira vez fora da Europa e dos Estados Unidos", afirma Victor Pellegrini Mammana, chefe da Divisão de Displays do CTI e presidente do LatinDisplay 2010/IDRC 2010.

Mercado de displays

Além de apresentar novidades tecnológicas, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010o tratará de aspectos econômicos do setor de displays, que hoje movimenta um mercado de mais de US$ 110 bilhões em todo o mundo, com crescimento anual de aproximadamente 10% - no segmento de televisores, ultrapassa 30%. Em 2008, o Brasil consumiu 12 milhões de computadores, 48 milhões de celulares e 12 milhões de televisores.

A maioria dos componentes desses produtos é importada, o que agrava o déficit na balança comercial nacional do setor eletroeletrônico.

Conforme dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), o déficit desse segmento previsto para este ano é de US$ 27 bilhões. Outra estimativa é de que, até 2014, o país seja o terceiro maior consumidor de displays do mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.

Diante desse cenário, o LatinDisplay 2010/IDRC 2010 apresentará iniciativas para fomentar a pesquisa e a produção de displays no Brasil, contribuindo com a balança comercial nacional.

Investimentos no Brasil

O LatinDisplay 2010 abordará ainda os aspectos estratégicos da utilização e produção dessas tecnologias no Brasil. Segundo o pesquisador Victor Mammana, durante o evento será possível discutir os resultados até agora obtidos para o setor graças à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo federal, implantada em 2008.

Entre os convidados para falar sobre o tema no primeiro dia do evento estão Margarida Baptista, assessora da Presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), proferirá palestra sobre "Oportunidades em displays no Brasil"; Pedro Alem, especialista sênior em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que falará sobre "Roteiro para a indústria de alta tecnologia no Brasil"; e Augusto Cesar Gadelha Vieira, secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Mais informações sobre o evento no site:

http://www.abinfo.com.br/ld2010/

Matéria Disponível em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=74716

Sponsors:

ABDI PUC CNPq
BNDES MCT Governo Federal
Centro de Tecnologia da Informao Renato Archer
Secretaria Cooperao Internacional SP Visitors Bureau