xmlns=http://www.w3.org/1999/xhtml> LatinDisplay 2012
LatinDisplay 2014
Printer Friendly Version

NEC apresenta bateria orgânica, flexível e ultrafina

Já se passaram cinco anos desde que a NEC anunciou o protótipo de uma bateria flexível e orgânica que poderia revolucionar o mercado de eletrônicos ao permitir o desenvolvimento de equipamentos como computadores “para vestir”, entre outros. Finalmente a bateria radical orgânica (ORB na sigla em inglês) parece mais perto da realidade do que nunca.
A ORB é ultrafina e flexível, além de poder ser recarregada totalmente em impressionantes 30 segundos. A tecnologia que permite esse milagre é baseada em materiais orgânicos em estado de gel eletrolítico, um meio termo entre o sólido e o líquido. Nesse material, os íons carregados viajam de maneira mais lenta, reduzindo a resistência e permitindo que a bateria seja recarregada mais rapidamente.
O primeiro protótipo fornecia 1 miliwatt por hora de energia a cada centímetro quadrado de bateria. Realmente não era nada que pudesse carregar um telefone celular, mas mesmo assim já era possível fazer funcionar uma etiqueta de RFID (Identificador por Rádio Frequência, na sigla em inglês).
Cinco anos depois, a NEC traz o ORB de volta às notícias com algumas melhorias. Um novo protótipo foi apresentado como sendo realmente “prático”, ou seja, com potencial para uso efetivo.
As novas baterias são duas vezes mais grossas do que o primeiro protótipo, mas mesmo assim têm apenas 0,7 mm de espessura. São capazes de produzir cerca de 1,4 vezes mais energia do que a versão de cinco anos atrás (isso dá cerca de 5mAH). O avanço se deu graças ao desenvolvimento de novos materiais altamente condutores.
Em termos práticos, a nova bateria pode ser usada como fonte de energia para smartcards, displays de e-paper (o papel eletrônico usado pelo Kindle) flexíveis e, quem sabe no futuro, computadores que poderão ser embutidos na roupa. (MSN Tecnologia - 10/11/2010)

Sponsors:

CNPq CAPES ABEMI  
ABINFO   CTI SID