User: Password:

Fabricantes mostram displays de tela plana sensíveis a toque no Japão

October 28

Fabricantes de displays de tela plana, como a Sharp e LG.Philips, apresentaram, durante a FPD Expo em Yokohama, no Japão, painéis com novas tecnologia para comandos por toque.

O evento mostrou que as telas que usavam uma camada de toque sobre o display já são ultrapassadas.

Os modelos atuais integram elementos com sensores à própria tela, o que deixa os displays com melhor contraste, mais finos e, em muitos casos, com melhor resposta ao toque.

Isto também significa que alguns produtos oferecem a capacidade multi-touch, parecida com a aplicada pela Apple no telefone iPhone.

A maior tela com multi-touch em exposição é um display de 47 polegadas da joint venture LG.Philips LCD, que atraiu multidões graças à habilidade de zoom in e out nas imagens.

A AU Optronics Corp., de Taiwan, mostrou dois painéis de 4,3 polegadas. Um deles usava um sistema de toque sensível à voltagem, enquanto outro era sensível ao peso. O recurso de zoom está presente em ambas as telas.

O primeiro painel citado, contudo, não pode ser operado com o dedo e, sim, com a unha. Já o sistema sensível ao peso responde somente aos dedos.

A Sharp também mostrou uma tela multi-touch, revelada pela primeira vez na feira Ceatec. Com 3,5 polegadas, ela integra um scanner óptico junto a cada pixel do painel LCD.

A tela pode reconhecer a localização de vários dedos e também digitaliza, como um scanner, cartões de apresentação posicionados em sua superfície.

A Toshiba Matsushita já revelou um protótipo parecido em uma exposição em 2003. A empresa admitiu, durante a FPD, que deixou que os rivais tomassem sua idéia, já que desde então não falou mais sobre a tecnologia.

Estas telas falharam, em parte, porque os fabricantes de painéis não possuem tantos softwares sofisticados para trabalhar com os displays. Segundo um porta-voz da empresa, é preciso grande esforço para tal, o que é um obstáculo para adoção de algumas tecnologias.

Os últimos protótipos da Toshiba Matsushita trabalham com sensores de luz e sombra, e não exigem que os usuários toquem fisicamente a tela - basta aproximar os dedos a alguns milímetros do display para que ele responda.

Nenhuma das empresas revelou quando os produtos chegarão ao mercado.

Fonte: IDG News Service/Japão - 24/10/2007

Sponsors:

FAPESP