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Positivo admite que perde dinheiro com a TV digital

September 29

O presidente da Positivo Informática, Hélio Rotenberg, afirmou nesta quinta-feira (18) que a TV digital traz prejuízo à empresa. Quase dez meses após o início oficial das transmissões no Brasil, a Positivo afirma ter vendido 25 mil conversores, volume abaixo do que a empresa esperava.

"Estamos perdendo dinheiro, mas estamos fazendo [conversores]", afirmou Rotenberg, durante evento realizado em São Paulo. Segundo ele, apenas o modelo de conversor voltado para televisores mais modernos, com conexão HDMI, para conteúdo em alta definição, estão com vendas dentro do esperado. O "set-top box" indicado para televisores de tubo (CRT) ou de LCD/plasma sem entrada HDMI encalham nas lojas.

Para o executivo, a população ainda "não entendeu a TV digital". "As pessoas não perceberam que, mesmo com uma TV de tubo, é possível ver televisão com qualidade de TV a cabo, de graça, usando conversor", afirma Rotenberg. Assim como no mercado de computadores, a Positivo mira principalmente na população de renda mais baixa.

A baixa adesão à TV digital já preocupa governo, indústria e radiodifusores. O telespectador, por sua vez, sofre por conta dos problemas na implementação e na falta de informações para a recepção do novo sinal.

Segundo o presidente da Positivo, é papel das emissoras de televisão fazerem propaganda do sistema, para ampliar a adesão --segundo ele, após veicularem anúncios sobre a estréia da tecnologia, os radiodifusores deixaram de fazer publicidade sobre o assunto. "Se as emissoras não se mexerem, a coisa não vai acontecer", diz Rotenberg. Ele diz que, sozinha, a Positivo "não consegue reverter o mercado".

Apesar desse cenário, a Positivo continua apostando na TV digital. Hoje, a empresa apresentou um computador que vem com conversor embutido. A máquina vem ainda com processador Intel Pentium Dual Core E2200, 2 Gbytes de memória RAM, disco rígido de 250 Gbytes e leitor e gravador de DVD. O preço não foi divulgado.

Fonte: Folha Online (18/09/08)

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