User: Password:

iPhone chega ao Brasil para conquistar mais clientes

September 29

Duas das maiores operadoras de telefonia celular no Brasil, a Vivo e a Claro, prometem agitar o mercado com o lançamento simultâneo do revolucionário iPhone, aparelho desenvolvido pela Apple, com funções de Ipod, câmera digital e internet. A interação é feita com um simples toque na tela. O 3G começa a ser vendido hoje no Brasil. As semanas que precederam o lançamento foram marcadas por festas fechadas e reuniões secretas.

Ontem, a Claro divulgou o lançamento do aparelho em uma audioconferência. A Vivo também organizou um evento social para o Shopping Iguatemi paulistano. É que as duas operadoras apostam que, no Brasil, o chamado smartphone vai provocar uma verdadeira corrida às lojas. Foi assim nos Estados Unidos e na Europa, onde os clientes fazem fila nos shopping centers para levar para casa o que existe de mais moderno em tecnologia. Virou uma febre de consumo.

Por aqui, no entanto, as redes varejistas ainda não vão comercializar o produto. Em um primeiro momento, as operadoras concentram as vendas. O entusiasmo do segmento é compreensível. O iPhone permite maior velocidade de conexão e recursos avançados de comunicação. Com o dedo, por exemplo, é possível ampliar ou reduzir uma imagem recebida por e-mail. O usuário também pode fazer fotografias com boa resolução e contar com uma versão especial do Google Maps: além de acessar mapas do mundo inteiro, pode localizar farmácias, por exemplo.

O interessante é que o armazenamento de dados é ágil. O usuário, explorando as funções Ipod, pode montar sua biblioteca musical, ordenando o acervo pelo nome do compositor, cantor ou gênero musical. Existe sincronização perfeita de mensagens, contatos e calendários.

Mas assim como aconteceu com o DVD e TV de plasma, o preço tende a se tornar menor, por causa da concorrência acirrada entre fornecedoras do segmento. Hoje, o iPhone norte-americano pode ser encontrado nas lojas por preços que variam de US$ 199 a US$ 299. No Brasil, o preço do aparelho da Claro vai variar de R$ 1,2 mil (versão de 8 gbyte) a R$ 2,6 mil (16 gbyte). O custo varia de acordo com a performance. A Vivo oferece aparelhos a partir de R$ 899 até R$ 2.199.

Durante os eventos de pré-lançamento, os executivos da Claro informaram que o usuário vai ter abatimento nos planos de pagamento enquanto estiver pagando o aparelho. A empresa abriu em julho as inscrições no site para que os clientes interessados se cadastrem. A Vivo, no entanto, quer usar o iPhone para fidelizar a clientela. Os assinantes recebem ligações gravadas pelo presidente Roberto Lima, oferecendo os primeiros aparelhos. A empresa identificou os potenciais usuários pelo perfil dos assinantes cadastrados.

Os clientes da Vivo recebem uma franquia de voz para ligações locais a qualquer telefone, pacote de SMS e pacotes de dados. Os clientes também poderão utilizar os pontos do programa de fidelidade da Vivo para adquirir o aparelho. Para os usuários da Claro, as compras feitas com cartão da American Express poderão ser parceladas em até 24 vezes sem juros. Com o parcelamento, será possível comprar o iPhone a partir de R$ 41,67 mensais.

Fonte: Cosmo OnLine (26/09/2008)

Sponsors:

FAPESP