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Venda de eletrônicos pode crescer

November 11

Se prejudica uns, pode ser benéfico para outros. Esse tipo de pensamento resume o que um estudo norte-americano divulgou nesta quarta-feira. De acordo com a pesquisa, a crise financeira de créditos, que já está em escala global, vai provocar uma diminuição significativa de turismo de alto custo, mas um aumento no setor de entretenimento doméstico e eletrônicos de consumo.

De acordo com a Futuresource Consulting, que conduziu o estudo, consumidores vêem itens "indispensáveis" como aparelhos Blu-ray, TVs tela plana ou smartphones como uma opção de gasto muito mais recompensadora, por se tratarem de bens tangíveis, durarem e serem essenciais para se ter em casa.

Como exemplo, durante o esfriamento da economia em 2001 por conta do 11 de setembro, câmeras digitais e DVD players venderam muito bem, obrigado. Em comum com a situação atual está uma quantidade maior de tempo gasto em casa, menos oportunidades para férias e o investimento em bens duráveis. De acordo com a consultora, o mercado de HDTVs e Blu-ray players irá crescer na Europa e nos Estados Unidos neste ano, com um crescimento de 40% nas vendas de LCDs comparado ao ano passado, embora haja uma preferência por tamanhos menos extravagantes como os de 32 e 42".

O estudo espera também que o mercado da Europa ocidental de TV cresça 6% este ano, com preços caindo 25% e o constante crescimento em aparelhos LCD grandes para sala ou de tamanho médio para o quarto ou cozinha. Players de Blu-ray devem triplicar no continente e exceder a barreira de 1,8 milhões de unidades em 2009.

No Brasil ainda não há informações, mas a julgar pelas constantes promoções em supermercados e lojas varejistas, com LCDs de 40" já chegando à faixa dos R$ 2.000,00. Só resta esperar por 2009 e as novas encomendas de peças, com o dólar a mais de R$ 2,00. Caso a demanda supere as expectativas mais otimistas, poderemos, quem sabe, seguir o exemplo dos países mais ricos.
 
Fonte: PC Magazine (29/10/2008)

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